MAIS EDUCAÇÃO

Professora de Informática: Anna Carolina Zatelli Krambeck

Turma: 6º ano “Mais Educação”

 

Nome do Projeto: Anima aí....

 


1-Objetivo Geral e/ou específico:

  

-Produzir coletivamente a interpretação e animação de uma música através de desenhos desenvolvidos no paint.

 

-Fazer a união de ferramentas básicas na sala de informática para a produção de diferentes animações.

 

-Utilizar o imaginário  para fazer os movimentos percebidos em cada cena da música (optativo o uso da internet).

 

-Adequar o tempo da música a sua própria animação (movie maker).


-Apresentar os trabalhos prontos para as turmas do primeiro ao terceiro ano da escola.


2-Justificativa

 

O ato de desenhar é mais antigo que a própria escrita, onde as primeiras civilizações humanas  se comunicavam e deixavam sua história marcada em pedras e cavernas por onde passavam. Na vida escolar não é muito diferente, a expressão pelo desenho pode ser desenvolvida e aprimorada em qualquer etapa da vida estudantil.

Utilizar esse meio simples adequando-o  ao uso da tecnologia pode transforma-lo em algo muito estimulante, divertido e que proporcione diversas maneiras de repaginá-lo contribuindo assim para que a imaginação ganhe asas e percorra caminhos muito além do proposto e habitual.

O projeto não apresenta nenhuma disciplina da grade regular vinculada, sendo que o mesmo foi desenvolvido e aplicado em uma turma do sexto ano do Programa Mais Educação.De acordo com o MEC esse programa tem objetivo de :

 

Aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. (Portal do MEC)

 

Este projeto, dentro da proposta regulamentada pelo MEC, buscou estimular e  abordar o uso de diferentes ferramentas para a realização de uma atividade lúdico/ interpretativa que direcionou  os alunos a utilizar-se da lógica dentro de um contexto musical e imaginário (desenho).

 



3-Desenvolvimento

 

O projeto foi dividido em quatro etapas. Na primeira etapa do projeto foi apresentada uma maneira de como utilizar as ferramentas paint, movie maker e internet  para fazer animações. A música escolhida foi Aquarela do compositor e cantor Toquinho.

 

Na segunda etapa do projeto a música foi dividida em pequenas estrofes.Cada aluno recebeu uma parte para ser desenhada. Nessa mesma aula iniciamos as ilustrações no paint, e também como opção poderiam pesquisar imagens na internet. Ao final de seis aulas, todas as animações foram concluídas.

 

Na terceira etapa a música e as imagens escolhidas, foram importadas para o movie maker. Em aula expositiva a professora organizou cada imagem dentro do seu tempo na música, para realizar a animação. Deste modo, os estudantes conseguiram compreender e utilizar adequadamente as ferramentas propostas.


Na quarta etapa deste projeto, cada estudante criará uma animação individual, escolhendo uma música infantil, colocando em prática o que aprendeu nas etapas anteriores.

A conclusão do projeto se dará com a apresentação dos trabalhos individuais para as turmas do 1º ao 3º ano da escola.



4-Depoimento dos alunos

 

“Gostei de aprender a desenhar e fazer as animações e depois ver tudo se transformando”

Bruna Bauler 6º ano 1

 

“Gostei de desenhar e depois ver os desenhos se movimentando, achei difícil desenhar meu bonequinho de costas e andando”

Jeanne Kubiack 6º ano 2

 



 


                                                          Turma desenhando





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