Professora de Informática: Anna Carolina Zatelli Krambeck
Turma: 6º ano “Mais Educação”
Nome do Projeto: Anima
aí....
1-Objetivo Geral e/ou específico:
-Produzir coletivamente a
interpretação e animação de uma música através de desenhos desenvolvidos no
paint.
-Fazer a união de
ferramentas básicas na sala de informática para a produção de diferentes
animações.
-Utilizar o
imaginário para fazer os movimentos percebidos em cada cena da música (optativo
o uso da internet).
-Adequar o tempo da música
a sua própria animação (movie maker).
-Apresentar os trabalhos prontos para as turmas do primeiro ao terceiro
ano da escola.
2-Justificativa
O ato de desenhar é mais
antigo que a própria escrita, onde as primeiras civilizações humanas se
comunicavam e deixavam sua história marcada em pedras e cavernas por onde
passavam. Na vida escolar não é muito diferente, a expressão pelo desenho pode
ser desenvolvida e aprimorada em qualquer etapa da vida estudantil.
Utilizar esse meio simples
adequando-o ao uso da tecnologia pode transforma-lo em algo muito
estimulante, divertido e que proporcione diversas maneiras de repaginá-lo
contribuindo assim para que a imaginação ganhe asas e percorra caminhos muito
além do proposto e habitual.
O projeto não apresenta
nenhuma disciplina da grade regular vinculada, sendo que o mesmo foi
desenvolvido e aplicado em uma turma do sexto ano do Programa Mais Educação.De
acordo com o MEC esse programa tem objetivo de :
Aumentar a oferta educativa nas escolas públicas
por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como
acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos,
cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde,
educomunicação, educação científica e educação econômica. (Portal do MEC)
Este
projeto, dentro da proposta regulamentada pelo MEC, buscou estimular e
abordar o uso de diferentes ferramentas para a realização de uma atividade
lúdico/ interpretativa que direcionou os alunos a utilizar-se da lógica
dentro de um contexto musical e imaginário (desenho).
3-Desenvolvimento
O projeto foi dividido em quatro etapas. Na primeira
etapa do projeto foi apresentada uma maneira de como utilizar as ferramentas
paint, movie maker e internet para fazer
animações. A música escolhida foi Aquarela do compositor e cantor Toquinho.
Na segunda etapa do projeto a música foi dividida em
pequenas estrofes.Cada aluno recebeu uma parte para ser desenhada. Nessa mesma
aula iniciamos as ilustrações no paint, e também como opção poderiam pesquisar
imagens na internet. Ao final de seis aulas, todas as animações foram
concluídas.
Na terceira etapa a música e as imagens escolhidas, foram
importadas para o movie maker. Em aula expositiva a professora organizou cada
imagem dentro do seu tempo na música, para realizar a animação. Deste modo, os
estudantes conseguiram compreender e utilizar adequadamente as ferramentas
propostas.
Na
quarta etapa deste projeto, cada estudante criará uma animação individual,
escolhendo uma música infantil, colocando em prática o que aprendeu nas etapas
anteriores.
A
conclusão do projeto se dará com a apresentação dos trabalhos individuais para
as turmas do 1º ao 3º ano da escola.
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