Título: Oras Bolas
Turma: 3º ano 2 - Professora:
Andréa de Souza.
Disciplinas: Geografia e Língua Portuguesa.
Objetivos: _
Proporcionar atividades que auxiliem a criança a ampliar sua noção de
localização(onde me situo neste espaço em que vivemos)
- Conhecer diferentes conceitos
através da musica.
- Retirar informações contidas
num texto(oral e escrita)
- Trabalhar palavras chaves
retiradas da musica para construção de fichas sementes.
- Utilizar a música com recurso de
aprendizagem.
- Responder questões
relacionadas a música de acordo com sua realidade: nome, endereço, bairro em
que mora....
_ explorar através de
desenhos noções de inclusão.
1º momento: Mostrar o clip da musica Ora
Bolas(Palavra Cantada). Cantar com a turma.
Oi,
oi, oi... Olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Quem é esse menino! Esse menino é meu vizinho!
Onde ele mora! Mora lá naquela casa!
Onde está a casa! A casa tá na rua!
Onde está a rua! Tá dentro da cidade!
Onde está a cidade! Do lado da floresta!
Onde é a floresta! A floresta é no Brasil!
Onde está o Brasil, ta na América do Sul continente cercado de oceano das
terras mais distantes de todo o planeta
E como é o planeta!O planeta é uma bola que rebola lá no céu
(bis)
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Quem é esse menino! Esse menino é meu vizinho!
Onde ele mora! Mora lá naquela casa!
Onde está a casa! A casa tá na rua!
Onde está a rua! Tá dentro da cidade!
Onde está a cidade! Do lado da floresta!
Onde é a floresta! A floresta é no Brasil!
Onde está o Brasil, ta na América do Sul continente cercado de oceano das
terras mais distantes de todo o planeta
E como é o planeta!O planeta é uma bola que rebola lá no céu
(bis)
2º momento:- Ilustrar a música
-fazer a interpretação oral
e/ou escrita da musica..
- Responder questões relacionadas com a música
de acordo com sua realidade(tarefa para fazer com a família)
Inspirada na letra da musica
“Ora Bolas”, do grupo Palavra Cantada, responda de acordo com sua realidade:
Oi,oi,oi....
olha aquela bola
A
bola pula bem no pé, no pé do menino!
Quem
é esse menino? Esse(a) é o(a) estudante:___________________
Onde
ele mora? Mora lá naquela casa!
Onde
está a casa? A casa está na rua__________________________
Onde
está a rua? A rua está no bairro_________________________
Onde
está esse bairro? Dentro da cidade de_____________________
Onde
está a cidade? Do lado de outras cidades
como:__________________e
________________________
Onde
estão essas cidades? Dentro do estado de
___________________
Que
fica dentro do _______________________. E onde está o Brasil? Na América do
Sul, cercado de oceanos, no planeta _________________
E
como é esse planeta? O planeta é redondo como uma bola.
3º momento: Pedir para que elas representem a casa, a rua, a
cidade, o país com círculos, um dentro
do outro, através desenho. Apresentar para o grupo. Explorar com as crianças a
noção de inclusão: a casa, que está na rua, que por sua vez, faz parte de um
bairro, etc.
4º momento: Construir fichas sementes com palavras chaves propostas pelas crianças. Criar outras
palavras a partir destas, criar frases usando as fichas sementes.
5º momento: Voltar
com as crianças à letra da música e
propor uma paródia, utilizando informações da nossa realidade. Escrever a
paródia coletivamente. Em equipes,
ilustrá-la em folha A 3
. Encadernar as produções construindo, assim, um livro.
6º momento: gravar as crianças cantando a musica(paródia). Passar para um
DVD, juntamente com o vídeo da música original.
7º momento: após livro e DVD prontos, cada criança levará o livro para casa
para compartilhar suas descobertas com a família.
C
Nenhum comentário:
Postar um comentário